quarta-feira, 15 de julho de 2009

Considerações

Marido tá me perturbando pra corregir um errinho básico.
CJ não é o único sobrevivente da última formação, ainda tem o Marky, baterista.
Da primeira formação morreram três: Johnny, Joey e Dee Dee.
Mas é uma confusão tão grande que vou colocar aqui a cronologia.

Joey (vocal): 1974-1996 R.I.P. 2001
Johnny (guitarras): 1974-1996 R.I.P. 2004
Dee Dee (baixo): 1974-1989 R.I.P. 2000
Tommy (batera): 1974-1978. Ele nem era baterista. Entrou de gaiato. Mas em 78 decidiu que seria melhor aproveitado sendo produtor da banda.
Marky (batera): 1978-1983. Mas depois voltou de 1983-1987.
Richie (batera): 1983-1987. Aí se engraçou com uma milionária e sumiu!
Elvis (batera): 1987. Na verdade, se chamava Clem Burke e era o baterista do Blondie. Os estilos eram muito diferentes e ele não ficou muito tempo. Logo Marky voltou.
C.J. (baixo): 1989-1996

Fonte: Wikipedia, claro... a fonte dos preguiçosos (brincadeirinha!!!!)

Aliás, lendo a Wikipedia, fica difícil dizer como os Ramones fizeram sucesso. Basicamente, eles não sabiam tocar, eram todos drogados e não tinham muita coordenação motora. Mas fizeram músicas boas, simples e acusticamente agradáveis.

Nos primeiros ensaios John tocava a guitarra e Douglas (Dee Dee) tocava o baixo e cantava. Tentaram tocar músicas de outras bandas, mas não conseguiram. Então decidiram escrever suas próprias músicas.

O conhecimento musical dos Ramones era limitado. Dee Dee tinha dificuldade para tocar baixo e cantar ao mesmo tempo, assim como Joey não conseguia cantar e tocar bateria ao mesmo tempo.

A banda decidiu, então, que os vocais ficariam com Joey, e que iriam procurar um novo baterista. Foram feitos diversos testes num estúdio onde trabalhava um velho amigo dos integrantes da banda, Thomas Erdelyi. Antes de cada teste, Erdelyi pegava as baquetas para mostrar aos candidatos como era o estilo da banda, e como Johnny, Joey e Dee Dee não gostaram dos candidatos que se apresentaram, logo ficou evidente que o melhor baterista para os Ramones seria o próprio Erdelyi.

Entenderam como se faz uma banda?
1. Junte-se com dois amigos que tenham um instrumento. Não precisa saber tocar, basta que sejam diferentes (um baixo, uma bateria e uma guitarra).
2. Se vocês não conseguirem tocar nenhuma música existente, não se preocupe. Criem suas próprias músicas! Olha que legal!!!! Observe que elas não podem ser muito longas (máximo dois minutos), nem muito complexas (máximo 3 acordes), as letras devem ser simples e fáceis de memorizar (3 frases e um refrão está ótimo). Assim fica fácil de memorizar, tocar e fazer coreografias no palco (bater cabeça, bater o pé ou só gingar o corpo pra lá e pra cá).
3. Caso tenham dificuldade em fazer duas coisas ao mesmo tempo (cantar e tocar, bater a cabeça e tocar, pular e tocar, sorrir e cantar), não tem problema. Contratem mais um. Não importa em qual posição. Se ele não souber tocar nada, pode cantar... e vice-versa. Podem também trocar de lugar (o baterista vira vocal, o produtor vira baterista, o vocal vira baixista, o guitarrista vira produtor... a gosto).

Pronto! Sucesso garantido!

P.S. Antes que me crucifiquem, devo declarar que gosto muito dos Ramones e que eles fazem parte da minha formação musical. Mas que foi um milagre eles conseguirem fazer música que preste, ah isso foi.

Nenhum comentário: