quarta-feira, 29 de julho de 2009

Médico

Parte 1 - Medicina Tradicional

Não disse que eu sou uma Coroa Enxuta? Pois então... os sinais da idade aliados ao sedentarismo, comida e bebida desregrada começaram a dar sinais. Ultimamente venho sentido umas dores esquisitas nas costas, na base da coluna. Bem ali na divisa do bumbum com a voltinha das costas. Do lado direito.

A dor sempre esteve por ali e eu dava um jeitinho. Alongava daqui, espreguiçava dali ela ia e voltava. Mas semana passada a bendita disse que veio para ficar. Quis instalar-se no meu lindo corpinho rechonchudo balzaquiano. Era uma dor dos infernos. Horrível. Eu mal podia me mexer. Então fiz o inevitável: fui ao médico. Emergência. Como podia ser qualquer coisa, desde coluna até ovário (a dor era não-identificada), escolhi a opção "Clínica Geral". No meu tempo (afinal, eu sou uma coroa enxuta... quer dizer, nem tão enxuta, como prova este post) o Clínico Geral, como o próprio nome diz, iria dar uma olhada GERAL e encaminhar pro especialista.

Na minha época era assim. Hoje a ordem é livrar-se do paciente o mais rápido possível. Se ele sente dor, dê-lhe um analgésico. O plantonista que me atendeu, novinho, muito simpático, deu uma examinada geral e concluiu que poderia ser "rins". Passou exames de sangue e urina. Fofo. Só que o diabo do exame demorava duas horas pra ficar pronto. Então fui pra casa.

Por meio da maravilha que se chama internet, verifiquei que os exames não acusaram qualquer alteração. Decidi então que iria voltar só no dia seguinte, já que eram mais de 19h e eu estava sentindo muita dor.

Voltei no dia seguinte antes do trabalho. A médica me atendeu disse que não era problema de rins e nem infecção urinária. Mas mesmo assim receitou-me dois remedinhos utilizados para tratamento de infecção urinária. (!!!) Tomei. Primeiro porque a explicação que ela me deu foi convincente. Disse que eu precisava limpar o sitema urinário e que o segundo remédio era pra aliviar a dor. Ela também disse que eu precisaria tomá-los durante dois dias (e não os quatro dias usuais) e beber muita água.

A dor aparentemente passou. Mas depois voltou com força total. E eu voltei ao hospital, mas dessa vez, fui ao ortopedista. Mas, previnida, marquei hora com o acumpunturista Dr. China. O ortopedista me olhou com cara de pouco caso, mandou-me virar de lado, abaixar um pouco e me mandou pro Raio X. Nem deixou que eu falasse quais foram os remédios receitados pela médica anterior. Depois olhou o Raio X e constatou que eu não tenho nada. Anotou o nome de um remédio num receituário, preencheu um requerimento pra fisioterapia e disse:

- Pode ser que seja um músculo inflamado. Atenção para o "pode ser" no início da frase.

Pensei que ele fosse dar um analgésico, mas... era um anti-inflamatório! Recuso-me. Eu já havia tomado um relaxante-muscular-anti-inflamatório-analgésico uma semana antes! Bom, eu já tinha hora marcada com Dr. China... ignorei solenemente o remédio halopata.

Parte 2 - Medicina alternativa

Na hora marcada, compareci ao consultório de Dr. China, o acumpunturista da família. Muito solícito, mandou que eu me deitasse na maca. Aplicou as agulhas enquanto perguntava pela família:

- Como está papai seu? E irmã? E tia? E irmão? Irmão tá bom? Agola tá bom né? Muito viajando?

Respondi às perguntas e declarei que ele não me conhecia porque eu quase nunca ficava doente. Quase não tinha problema. Ledo engano.

- Senhola tem poloblema né? (MEDO) Senhola tem músculo, esse lado muito. Otolo lado pouco. Pequeno.

Traduzindo: meu músculo do lado esquerdo é mais desenvolvido que o do lado direito.

- Agola descansa pouquinho. Muito tensa, cansada.

Quase dormi na tal mesa! Relaxei sim. Relaxadinha, relaxadinha...
Meia hora depois Dr. China voltou:

- Descansada? Você filha plimeila? É? Malido também vem aqui né? Malido tinha dor nelvo ciático né? Como está Malido? Bem? Não teve mais ploblema?

E dá-lhe massagem...

- Dói aqui né? ó... músculo muito pequeno. Ôtolo lado músculo muito! Ôooo Lado esquerdo, músculo forte. Lado dileito, músculo caído!

Tá... coroa, nem tão enxuta... mas flácida não né? Coisa horrorosa!

- Plonto. Cabô. Não esquece agulhas. Plóxima vez tlás agulhas.
- Preciso voltar?
- É. Sente dor, volta né?
- Só quando sentir dor?
- Ha! Senhola vai voltar muuuuiiiitooo. (MEDO) Ó. Marcar quinta-feila tá? Pode quinta-feila?
- Tá. Alguma coisa que eu posso fazer? Exercício... Tem que ficar de repouso?
- Senhola correr pla tlás.
- QUÊ?
- Cole pla tlás exercita músculo. Mais cole, mais músculo fica forte, né?

Então tá né?
Alguma dúvida a respeito de quem eu vou procurar? Se volto no Dr. China? CLARO QUE SIM!
Muito mais divertido, muito mais instrutivo, muito mais esclarecedor, muito mais aconchegante, muito mais prazeiroso, muito mais tranquilo, muito mais relaxante e o melhor: há três dias não sinto dor!

Ah! E vou correr de costas sim. Não sou doida! Tudo pra acabar com essa dor dos infernos!

Nenhum comentário: