sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Sobre bundas e pernas

Na cidade de São Paulo, capital, alunos de direito da USP promoveram a tradicional "peruada" com caráter político e humorístico, segundo dizem.

Em cima do trio elétrico: Gretchen. Cantora dos anos 80 que se apresentava de maiô fio dental e cantava músicas sensuais. Nos anos 2000 foi protagonista de filme pornô.

Isso é adequado.

Em São Bernardo dos Campos, uma aluna da Uniban vai com uma mini-saia (há divergências sobre o tamanho) e é hostilizada, a ponto de sair da instituição escoltada pela polícia.

Isso não é adequado.

Obviamente saber se vestir faz parte da elegância. E talvez a saia fosse muito curta para o local. Mas se ela estava errada em se vestir assim, o máximo que poderia ter acontecido era alguma autoridade (professor, reitor, diretor) pedir para que a menina prestasse atenção nos trajes.

Nada, absolutamente NADA justifica a hostilização. Mesmo que ela fosse prostituta, mesmo que ela estivesse nua, a atitude das pessoas na UniBan foi mais vexatória que a roupa da estudante.

Aliás, talvez mais vexatória tenha sido as "autoridades" da UniBan. Que ao invés de subirem num banquinho, dispersarem a massa e darem uma bronca fenomenal nos tumultuadores, apenas forneceram um jaleco para que a estudante fosse escoltada, como uma criminosa, culpada. E vão instaurar sindicância. PALHAÇADA. A omissão deles apenas fez com que a culpa recaísse sobre a estudante. Apenas fez com que os demais linchadores morais confirmassem mais ainda sua atitude. 

No outro extremo, vemos atrizes, cantoras, modelos em roupas mínimas todos os dias na TV, jornal, na rua... alguns estudantes acham legal colocar a Gretchen em cima de um trio elétrico. Outros não acham legal uma colega com roupas curtas. Pra mim gera um contra-senso... Só pode se mostrar quem não pode ser atingida, é isso?

Se fosse a Gretchen rebolando em cima de um trio elétrico, teria sido hostilizada também?

E o terceiro ponto: a mídia. Esse fato merece ser reportado, discutido e avaliado. Mas expor a estudante ainda mais em programas de TV? Precisa disso? Não bastava os principais jornais lamentarem o fato e dar por encerrado? NÃO. Tem sempre que ter um programa sensacionalista pra entrevistar a guria, colocar um monte de gente pra fazer perguntas cabulosas, e mostrar - dependendo da visão do programa - que ela realmente queria chamar atenção ou que é uma pobre vítima das circunstâncias.

E daqui a pouco vem proposta pra posar nua ou fazer algum programa de TV. É assim que se sobe na vida no Brasil. Estudar, pra quê? Basta fazer um escândalo qualquer... mesmo que sem intenção.

Esculhambação mesmo.

Meninas: prestem atenção no modo de se vestir. Não por medo, mas por elegância.
Meninos: não estamos no tempo das cavernas. Mulheres não são objeto e a cabeça de baixo não manda mais do que a de cima.


A esse respeito, leiam o excelente texto de Lucia Welt Valber no "Texto Livre".

3 comentários:

Paula disse...

Concordo com vc. Só não concordo com oq disse sobre os programas estarem expondo a moça. Ridículo da parte deles chamá-la? Sim. Mas é mais ridículo ainda da parte dela aceitar, sabendo que irão aparecer perguntas cabulosas e que irão colocá-la ou como aparecida ou como vítima das circunstâncias. Acho que ela tá aproveitando disso também pra aparecer. Não que tenha usado a roupa com esse intuito. Mas já q teve essa repercussão toda, ela também está pegando carona nisso, sim. Não há como negar.

Damine disse...

Concordo que ela também está se aproveitando da situação.

Ela estava errada (disse desde o começo) por usar uma roupa inadequada para a faculdade. Só que a repercursão desse fato mínimo a fez uma celebridade.

Em resumo: ela estava errada, houve uma "over reaction" sobre o erro dela, a mídia caiu em cima, ela viu a chance de subir na vida e agarrou.

Que nem Maria Madalena: era uma pecadora. Se fosse só isso, ela teria ido pro inferno ou purgatório. Mas como a população resolveu fazer justiça com as próprias mãos, ela virou santa.

Pior foram os estudantes da Universidade de Brasília desfilando pelados em protesto.

É muita falta do que protestar mesmo.

Paula disse...

Concordo também com vc nesse ponto sobre o protesto dos estudantes da Unb!
Mas em resumo, a culpa de toda essa putaria é da mídia né. Valorizam cada coisa. É por isso que a cultura no Brasil anda do jeito que está.