quarta-feira, 10 de março de 2010

Contradições Modernas

Acho muito engraçado o comportamento humano.
Pessoas que se recusam a usar sacolas plásticas no Supermercado são as mesmas que compram Ecobags do próprio Supermercado que distribui gratuitamente sacolas plásticas. Só pra constar, eu tenho minha ecobag e acho louvável que pessoas pensem no meio ambiente. Mas não vou comprar ecobag de um supermercado que distribui gratuitamente sacolas de plástico.

Pessoas fazem casas ecológicas, vão de bicicleta para o trabalho, evitam comprar este ou aquele produto porque desmatam a amazônia...
... mas na festa de aniversário de seu pimpolho vai ter balões aos quilos, copos e pratos de plástico descartável e enfeites de isopor que vão durar uma noite e estarão na lixeira no dia seguinte.

Pessoas separam o lixo em suas lixeiras, tomam banho em 5 minutos e compram coisas de papel reciclável, mas usam quilos de detergente, desinfetante, etc e trocam de celular todo ano.

Eu até faço minha parte. Mas não sou ecologicamente engajada e nem faço discursos vazios. Existe uma grande diferença entre ter consciência ecológica e ser xiita. Mas ninguém (nem eu mesma) quer abrir mão de seu próprio conforto.

Então, cada um faça a sua parte. Sejamos coerentes. Nada de "varrer" a calçada com água todos os dias. Vamos economizar água. Vamos evitar usar sacolas plásticas, balões e copos descartáveis. Mas também vamos ser coerentes, razoáveis, tolerantes. Deixe o cidadão tomar banho de 40 minutos, deixe a cidadã comprar balões, deixe o cidadão trocar de celular todos os dias, deixe o fulano ir de carro pro trabalho! Ao fim e ao cabo, todos nós temos um rabinho preso não é verdade?

Nenhum comentário: