quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Cidadania

Depois de tantas noites sem dormir, recebi um estalo divino e levei Baby para o acumpunturista chinês - diversão sempre garantida.

Pra começar, um caminhão de lixo parou na entrada do estacionamento para carregar (ou descarregar, dependendo do ponto de vista) cinco conteiners de lixo. CINCO! Os carros todos parados na faixa da direita da via, com seta indicando conversão à direita. Cena linda de se ver. País de primeiro mundo.

Sem contar dois motoristas extremamente inteligentes que viram tudo parado, com seta pra direita, furam a fila e param bem na frente do caminhão. Será que eles pensaram que o motorista do caminhão de lixo iria dar ré?????? Até a saída?

Daí eis que um cidadão mais esperto que os outros, vindo pela faixa da esquerda, vê todo mundo parado na faixa da direita, indicando desejo de entrar no estacionamento à direita e... pára na faixa da esquerda também! Coisinha fofa de mamãe.

O trânsito que nós já estávamos atrapalhando, ficou pior. Mas nós (da faixa da direita) tínhamos uma nobre razão, afinal de contas, a coleta de lixo é serviço público. Terceirizado, mas público. E se o Estado bloqueia a entrada, nós, cidadãos de bem, não vamos entrar pela saída (é feio e pode causar acidentes) e registramos nosso protesto bloqueando a via pública. Tá bom... não tem desculpa. Mas pelo menos atrapalhamos só metade.

O velhinho simplesmente bloqueou o trânsito todo! Parou na faixa da esquerda e todos os carros tiveram que esperar a boa vontade dele. Iniciam-se as buzinas. Pelo menos os dois furões de fila constrangeram-se e saíram dali. Acho que entraram pela saída.

Pausa: imaginem um calor de quase 40°, umidade relativa do ar de 10%, carro sem ar condicionado e sem umidificador (dizem que é umedificador, mas eu não acredito), e uma criança de 3 anos doente no carro parado por cerca de 10 minutos. Acrescente-se aos lamentos-choros-gritos-protestos da criança (e você tentando distrair com músicas e estorinhas) cerca de 10 buzinas... Sentiram o drama?

Continuando. Foi preciso um sujeito descer do seu veículo e ir lá explicar pro bom velhinho que estava demais, não? Talvez ele tenha pensado que a lei que favorece idosos, gestantes, etc, em filas se aplica pro trânsito também...

Nenhum comentário: