quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Motoboys

Sou contra qualquer tipo de discriminação, mas tem horas que tenho que contar até 10 pra não cometer o crime de preconceito.

Todos os dias vejo coisas absurdas no transito, mas algumas merecem registro pela indignação que causam. Confesso que muitas vezes esqueço, mas vou fazer um esforço maior para lembrar.

Enfim... hoje vindo para o trabalho, um motoboy me ultrapassou pela direita. Mas não foi SÓ pela direita. Foi pela direita na MESMA FAIXA QUE EU! E não foi pelo corredor, porque não havia carro nenhum do meu lado. Ou seja, se há um buraco na pista e eu jogo o carro pra direita, era uma vez um motoboy.

Não bastasse isso, ele vindo pela direita, queria entrar num retorno à esquerda a 200m de distância. Entre ele e o retorno havia um Passat branco antigo. Ele não teve dúvidas, entrou na frente do Passat! O Passat reduziu a velocidade, mas não freou (porque achou, como eu, que o desinfeliz iria continuar na faixa da esquerda), mas o Motoboy freou, quase parou, pra entrar no retorno, obrigando o motorista do Passat a jogar o carro para a faixa da direita (e se tivesse outro carro, hein hein)?

Mas aí o motoboy viu que não daria pra entrar no retorno e.... VOLTOU PRA PISTA! Perdeu o equilíbrio, sambou um pouco, quase caiu, obrigando o Passat a praticamente parar o carro... e eu atrás ?

Detalhe: o retorno era bem sinalizado, com faixa de redução e tudo, mas obviamente, não dava pra um motoboy que estava na direita, tentando ultrapassar dois carros alcançar a faixa de redução. Teria que subir no canteiro central!

Mais à frente, cerca de 2km havia outro retorno. Na verdade, um cruzamento, com semáforo e tudo. Para contornar, seria necessário cruzar a pista e fazer um pequeno balão pra voltar. E o que o Motoboy fez? Avançou o sinal vermelho, entrou direto na principal (sem cruzar, sem balão, sem nada), converteu à esquerda e foi embora, obrigando os carros a frearem.

Agora eu pergunto...
se um motorista "atropela" um irresponsável desses, o cara morre. E aí? E a família do sujeito? Isso se o motorista não for considerado culpado, e aí terá que pagar pensão vitalícia pra família.

Sou a favor de aulas de direção para todos os motoristas. Só pra relembrar. As aulas não obedeceriam a um circuito específico, já que todos já sabem dirigir. O instrutor avaliaria o comportamento no trânsito, nervosismo e outras coisinhas. E um disque-denúncia. Se um veículo for denunciado mais de 5 vezes, o motorista terá sua carteira apreendida. Aí todo mundo reclama, vai falar em direitos adquiridos, que nem aconteceu com a lei seca. Mas, minha gente... se não sabe usar...

Nenhum comentário: