sexta-feira, 6 de março de 2009

Terceira idade

Tá que todo mundo vai ficar velho um dia.
Tá que eu já estou quase na meia idade.
E tá que eu tenho avó e tal.
Mas tem coisa que supera o nível de esculhambação.

Ontem fui com filhota comer pastel e tomar caldo-de-cana num local nosso conhecido.
Quando estava me dirigindo ao caixa (já estava a um passo do caixa) uma senhora de seus 60-70 anos levantou-se de onde estava sentada, posicionando-se entre mim e o caixa. Achei que ela fosse pagar e aguardei (maiores de 60 têm preferência e isso é muito justo). A mocinha do caixa estava preparando um suco de laranja.

Segue o diálogo:

Senhora com aquela voz melosa e arrastada de quem está fazendo o favor de dirigir a palavra às classes inferiores:
Moça, esse suco está encostando nas tuas mãos?

Mocinha:
Como, senhora?

Senhora:
A laranja, o suco, estão encostando nas tuas mãos? Sabe como é, você estava mexendo com dinheiro, agora está fazendo o suco...

Mocinha:

Mas eu lavei as mãos antes, senhora. A gente sempre lava as mãos antes de mexer com comida.

Senhora:

É que eu estou com a imunidade baixa, sabe... não posso ingerir nada assim com sujeira. Tudo tem que ser esterilizado.

Pra começar, o que uma pessoa que está com imunidade baixa e não deve ingerir nada sujo, tudo tem que ser esterilizado, vai vai fazer numa PAS-TE-LA-RIA? Deveria estar comendo em casa, ou num hospital... ou carregando o aparelhinho esterlilizador consigo.

O local é fechado, sem janelas e as mesas são postas ao ar livre. Entretanto, a senhora com imunidade baixa prefere sentar-se ao balcão, no local abafado e sem janelas. Quer dizer, se o cliente anterior estava gripado, quais são as chances dela pegar uma gripe? hein, hein? 80%?

A distinta senhora, com fala arrastada, vestida como uma lady precisava perguntar para a mocinha se o SUCO ESTÁ ENCONSTANDO NAS SUAS MÃOS? Cadê a classe? A pergunta deveria ser: "Querida, por que você não está usando luvas?" Oops... piorou. Não adianta, por mais que eu pense, não consigo imaginar uma forma fina de fazer esse tipo de pergunta em uma birosca de pastel. Sabe por que? Por que seria chic NÃO PERGUNTAR. O chic seria ela observar o local, escolher uma lata (lacrada) de refrigerante, água ou suco e ficar CA-LA-DA.

Aliás, pra que informar ao mundo que está com imunidade baixa? O que as outras pessoas tem a ver com a vida dela? Quer dizer que se não fosse pela imunidade baixa a mocinha poderia pegar em dinheiro e depois espremer as laranjas sem qualquer asseio?

E por último... precisava entrar na frente de outro cliente (no caso, eu) pra falar esse monte de asneiras, obrigando a outra mocinha-atendente e eu mesma, a fazer um esforço desnecessário para os trâmites de pagamento (falar o preço, entregar cartão, digitar senha, devolver cartão). Sendo que ela estava sentada ao balcão, no banquinho mais próximo ao caixa?

Isso me cansa.
Egoísmo, egocentrismo e essa mania que as pessoas têm de achar que o mundo gira em torno do próprio umbigo. A leonina aqui sou eu! O mundo gira em torno do MEU umbigo. Parem de tentar desafiar as leis da natureza, oras bolas. Quando eu vou trocar a lâmpada, basta segurá-la. O mundo se encarrega de girar em torno. E depois ainda gira de volta pra atarrachar.

Saco.
Esculhambação.

Nenhum comentário: