sexta-feira, 20 de junho de 2008

Triste Esculhambação

Quando resolvi escrever um blog, tinha na cabeça a idéia de contar casos engraçados. Coisas do dia a dia que acontecem comigo e que fazem pensar que Deus realmente tem senso de humor. Mas existem coisas que não posso deixar passar em branco. Incomodam demais!

A história está cheia de abusos cometidos pela raça humana. Vickings, Idade Média, Escravidão, Império Romano, Holocausto, etc. Mas a humanidade deveria ter evoluído né? E nos poupado desse caos generalizado que presenciamos no Brasil atual.

Pais que matam uma criança. Bárbaro, cruel, demente. Mas a mídia explorar o fato descaradamente sob a desculpa de informar o público e o quê? Aproveitar-se do sofrimento alheio para vender mais para um público saturado de informações tristes é o quê? Sim, o público quer ser informado. Mas o público não precisa de detalhes sórdidos, de ser bombardeado com uma chamada a cada 5 minutos informando pouco mais do que a chamada anterior.

Militares, acionados para proteger a população das favelas e instaurar a ordem perdida devido ao descaso das autoridades e poder de traficantes, entregam jovens a traficantes do morro rival. "Não sabiam que ia chegar a tanto". Como assim???? Eles não lêem jornal? Acham realmente que traficantes são caras bonzinhos e vão só ter uma conversa amigável com seus inimigos? Ah tá! E nossos governantes? Não viram o que aconteceu em Guantanamo? Não sabem o que acontece quando se dá poder demasiado a pessoas que não estão preparadas? E soltam os soldados nas favelas sem uma fiscalização e um comando direto? Ah... esqueci. Eles podem ir à TV e pedir desculpas. E também podem punir exemplarmente os soldados faltosos. E podem re-iniciar uma longa discussão sobre a necessidade do Exército nas favelas.
Me pergunto: "ruim com eles, melhor sem eles?"

No Estado de SP de hoje leio a notícia "Traficantes da Vila Carmosina, em Itaquera, impediram funcionários de uma construtura de iniciar obras de ponte sobre o Córrego Pindtadinho, ao lado da favela". O motivo? a ponte permitirá o acesso de carros da polícia ao local. Como assim?

E os índios? Não se pode falar contra os índios. É politica e moralmente incorreto. Na tentativa de proteger os índios da ganância e ambição do homem "civilizado" nossas leis acabaram por criar índios mais gananciosos e ambiciosos que o próprio homem "civilizado". E o pior: contra o próprio Estado que os protege. E ninguém pode fazer nada. Não existe lei federal a respeito.
Índio pode vender madeira, diamante, matar pessoas, invadir sedes de órgãos governamentais, enfiar um facão no ombro de um Engenheiro que está lá pra cuidar dos interesses deles. Mas o Estado não pode prendê-los, multá-los... nada disso.
Em Brasília, jovens adolescentes atearam fogo a um índio pensando que era mendigo! Barbárie! Foram punidos. Foram julgados e condenados.

Ainda em Brasília, 27 índios ocupam irregularmente 10 hectares de terras públicas. Ocorre que o governo decidiu criar mais um setor habitacional. E os índios estão bem no meio dele! Ofereceram 8 hectares em outro local mas os índios não aceitaram! Eles querem indenização. R$ 30 milhões! E claro... têm um advogado que vai ficar com 20% disso. Alegam ligação espiritual pq seus ancestrais foram enterrados lá. Mas o que se sabe é que esse terreno era usado pela Funai para abrigar os índios longe do contato com o homem branco quando eles vinham a Brasília por diversos fatores (tratamento de saúde, negociações, etc). Só que alguns resolveram ficar por lá mesmo.

Sem contar bala perdida, atropelamentos, assassinatos por motivos fúteis, flanelinhas EXIGINDO uns trocados, serviços mal feitos, atendentes de telemarketing, falta de educação...

Estão esculhambando nosso belo país. E sem 69...

Nenhum comentário: