domingo, 17 de janeiro de 2010

Médico 2

Tenho birra com médico.
Tenho mais birra ainda com médico de emergência.
Mas tenho motivos.

Primeiro que eu acho que eles tem uma receita de bolo pronta. Não importa o que você tenha, o tratamento será uma variação de analgésico, antibiótico e antinflamatório. Mesmo que não seja infecção por bactéria, mesmo que não tenha nada inflamado... Basicamente é isso. E se tiver algo parecido com alergia, então entra o corticóide.

Segundo que não gosto da forma com que eles tratam as pessoas que estão sentindo dor. Nem olham pro coitado direito, perguntam o que o pobre está sentindo sem prestar muita atenção enquanto escrevem a receita que vai ser idêntica se for pneumonia, faringite, laringite ou apenas um resfriado.

E estou falando de Hospitais Particulares.

Quando vou a Emergência é porque a coisa tá feia. Geralmente eu pego o atestado e ignoro as receitas. Mas tem hora que eu apelo. E toda vez que isso acontece, juro que será a última.

Pouco antes do Natal, apareceu uma empolação no meu rosto. Começou com umas bolinhas no queixo do lado direito que se espalharam lentamente para o resto da face direita, depois para o queixo do lado esquerdo e para a parte interna dos braços. Primeiro o esquerdo, depois o direito. E não coçava.

Liguei para marcar consulta com o dermatologista, mas teria que aguardar bastante tempo. Só que as tais pelotinhas estavam aumentando. E ficando vermelhas. Estava horrível! As pessoas começaram a me olhar de forma esquisita. E o pior é que eu não fazia a mínima idéia do que era. Parecia alergia, mas a quê? Não havia nada de novo na minha rotina... nada de novo na minha alimentação, não tinha trocado sabão em pó, nada.

Até que um dia as tais bolinhas começaram a coçar. Comecei a ficar muito preocupadae fui na Emergência. Hospital particular. Um dos mais renomados da cidade. A médica, muito simpática, me atendeu muito bem. Ao bater o olho no meu rosto disse com toda a convicção: É alergia.

E começou a escrever no receituário. E eu perguntando o que pode ser, o que eu deveria fazer, etc. Ela foi bastante sincera. Disse assim:

Olha... se vocë veio aqui é porque quer que eu resolva o problema. Eu vou te receitar uma injeção de hidrocortizona e de um remédio XPTO que vai cortar o efeito da alergia. Ela pode voltar, e pode ser também que nunca mais volte e você nunca vai saber o que foi. Você marcou o dermatologista, mas o cortizona vai alterar o resultado dos exames.

Bom... minha cara estava horrível e como ela disse que era alergia, com muita convicção, aceitei pagar o preço. Nunca fui alérgica na vida, pensei. Se o cortizona resolver, provavelmente nunca mais terei esse problema.

É. Tomei as injeções. Deu um sono mórbido, acordei com a garganta parecendo que tinha alguém me enforcando, e continuei assim por uns 3 dias. Sem contar o bumbum dolorido da injeção. As bolinhas diminuiram um pouco, mas não sumiram. Dois dias depois as bolinhas apareceram novamente. E piores do que estavam antes. Havia bolinha até na testa. DESESPERO!

Daí meu irmão Bob alertou para o fato de que um dos meus tios tinha tido algo parecido e era "Fungo do travesseiro". POMBAS! Então podia ser algo além de alergia! Pesquisei no Oráculo tudo o que pudesse ser relacionado: fungo, micose, colchão, travesseiro... e acabei caindo no site do Dr. Drauzio Varella (dentre outros) no qual ele entrevista uma dermatologista. Que foi categórica em dizer que Cortizona não deve nunca ser receitado para micose (e fungos). As pessoas tomam cortizona porque aliviam os sintomas, só que o fungo cria resistência e depois piora o tratamento. E li isso em outros sites também. Algo do tipo:

SE VOCÊ TEM PEREBAS NA CARA (OU EM OUTRO LUGAR QUALQUER), NÃO SE AUTO-MEDIQUE. O REMÉDIO ERRADO PODE MASCARAR OS SINTOMAS, FAZER COM QUE O FUNGO OU BACTÉRIA CRIE RESISTÊNCIA E DIFICULTAR O TRATAMENTO.

Então... fala sério. Mil e trezentas campanhas dizendo pras pessoas não se auto-medicarem. Você vai ao médico porque supõe que ele saiba mais que você. A médica olha pra tua cara, te informa que é alergia. Você sabe que cortizona acaba com alergia. Você toma cortizona. O que você não sabe é que a médica não sabia, ou não te disse, ou... sei lá... que aquelas bolotas na tua cara poderiam NÃO SER alergia. E que o cortizona poderia agravar o quadro. Legal né?

O fato é que tenho dermatologista marcado pro dia 26 de janeiro (lembram que eu disse que a pereba começou antes do Natal? Pois é... um mês depois). Não dava pra esperar tanto tempo. Achei que em duas semanas ficaria com a cara parecendo... sei lá! Passei no supermercado e comprei aquele sabonete que reduz as bactérias em 90%. E pesquisando na internet descobri um remédio pra micose: folha de mandioca. Não é pra beber! É pra passar depois do banho.

Se eu estou usando? CLARO.
Se está melhorando? A olhos vistos.
Se vai alterar o resultado dos exames? Não sei.

Só sei que doravante não desviarei do propósito que vinha fazendo antes. Só vou a médico de emergência para  pegar atestado. As receitas de remédio??? Pro lixo.

2 comentários:

Unknown disse...

Olha quem fala! Tem blog e tb não conta pra ninguém!!!
Vou mesmo fazer um blogroll com o blog do povo do forum :D
Adorei o blog, btw :)

Damine disse...

:)

Faça isso!

Vou colocar vc no meu. Mas agora não que estou com pressa!

kkkkkkkkk
bjo