quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Esculhambação Televisiva

Brasil ganhou! ÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ

O duro foi ter que aguentar o Galvão Bueno.
Aliás, me pergunto. Existe algum órgão que responsabilisa jornalistas?
É, porque médico pode ser processado por erro médico, advogado também pode responder processo se não se comportar direitinho, engenheiros, arquitetos, todo mundo. Mas e jornalista? Eles podem falar o que quiserem mesmo, e não tem problema nenhum?

Exemplo: Galvão Bueno afirmou que o jogo estava acontecendo na cidade mais importante do Distrito Federal (o Gama). Essa frase consegue ser tão irresponsável quanto mentirosa. Em se querendo excetuar Brasília, capital não só do DF, mas também da República, ainda existe Taguatinga que é tão ou mais importante que o Gama em termos econômicos, Sobradinho, Ceilândia, Guará...

Essa foi apenas uma das besteiras proferidas irresponsavelmente por nosso amigo. Existem mais, talvez mais graves. Isso é só um! Também existem outros tantos repórteres, jornalistas e afins despreparados, que não só distorcem o que foi dito como também parecem inventar informações. Eles até podem publicar erratas ou pedidos de desculpas mas punição mesmo? Só se ofender, caluniar alguém.

A mídia é tão poderosa, tão importante que deveria haver mais responsabilidade na divulgação de informações. Mesmo porque isso pode causar problemas, digamos, educacionais até.

Existem bons jornalistas sim. Alguns de suma importância, inteligentes, responsáveis, etc. Mas me pergunto: Existe algum órgão responsável por punir "erros jornalísticos"? E se existe, por que não funciona?

Nenhum comentário: