quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Saúde Esculhambada

Fui à farmácia comprar medicamentos para Irmã que estava morrendo de gripe.
Ela foi bastante específica na lista:
- Aspirina com vitamina C
- Chá Vicky
- Amigdalin

Na farmácia Mata Mais não tinha a tal Aspirina com vitamina C. Mas o farmacêutico me mostrou um outro pacote de aspirina dizendo: "tem essa aqui". Peguei o pacotinho, sem nem olhar direito já que estava escrito "Aspirina" e "Ácido Acetil Salicílico", mais um pacote de Vitaminas C (pague 3, leve 2).

Quando fui pagar, com o cartão de débito, o caixa me informou: "Não autorizado". Tentamos outra vez e novamente a mensagem: "Não autorizado". Comecei a ficar preocupada, já que eu tinha CER-TE-ZA que tinha dinheiro na conta. Tudo bem, paguei com cartão de crédito e fui embora.

No caminho, passei num caixa eletrônico pra ver o que estava acontecendo... Tudo normal. O dinheiro estava lá. O que me fez pensar que o atendende da farmácia Mata Mais era novato ou ... Tudo bem, acontece. Detalhe que depois disso já fiz compras 2 vezes com o mesmo cartão sem problema nenhum!

Chegando em casa, abrimos o pacotinho e tivemos pequenos estranhamentos. Primeiro, o nome da Aspirina era "Prevent". Bom... deve ser pra previnir gripe né? Estranho... e não tem vitamina C?
Depois, notamos que a cartela era toda em papel laminado prateado dos dois lados... tipo aquelas do Arcoxia e afins... Não era uma cartela de aspirina normal, plástico transparente de um lado e papel alumínio do outro. Ah! Vai ver que é novidade né? Esse povo faz de tudo pra vender remédio.
Em segundo lugar, a caxinha do remédio tinha uma tarja vermelha onde se lia: "Venda sob prescrição médica".
Por último, resolvi ler a bula. Hábito herdado de Papai e que já me salvou de poucas e boas... inclusive iria salvar Irmã de uma roubada.

A bula dizia algo assim:

Por que este medicamento foi indicado?

Aspirina Prevent é indicada para diminuir o agrupamento das plaquetas, principalmente:
  • Na Angina de peito instável (...)
  • no infarto agudo do miocárdio (!!!!!!!)
  • para redução do risco de novo infarto (...) (!!!!!!!!!!!!!!!!!!)
  • após cirurgia ou outras intervenções nas artérias (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)
  • para evitar a ocorrência de distúrbios transitórios da circulação cerebral e de infarto cerebral após as..... (!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!)
Risos. Muitos risos. Então o farmacêutico havia me vendido um remédio para prevenir ataque cardíaco e derrames mesmo com toda lista de remédios para gripe que eu estava comprando! ESCULHAMBAÇÃO!!!!!
Bom.. aviso a todos os meus amigos: Não comprem na farmácia Mata Mais!

Nenhum comentário: